(Download) "Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: Compartilhando Experiências" by Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Gabriela Medeiros Nogueira & Caroline Braga Michel * Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: Compartilhando Experiências
- Author : Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Gabriela Medeiros Nogueira & Caroline Braga Michel
- Release Date : January 16, 2021
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 11574 KB
Description
Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: compartilhando experiências foi produzido nos estertores de um tempo em que havia investimento público para todas as etapas da educação no Brasil e em que os professores eram vistos como profissionais detentores de conhecimentos específicos, no campo da pedagogia, capazes de pensar de forma reflexiva e planejar com autonomia. Escrito por várias mãos de autores de diversos estados brasileiros, este livro reafirma a necessidade de compartilhar pesquisas, concepções e experiências de práticas pedagógicas realizadas no Brasil e também no Uruguai. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas ou discutidas durante a realização das formações de professores, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e por isso se tornaram tema desta publicação. O livro destina-se a professores da Educação Básica, acadêmicos de licenciaturas e interessados em questões que versam sobre infância, alfabetização, práticas de leitura e escrita, projetos de incentivo à leitura literária, cinema, bem como produção de conhecimento. Os artigos que compõem o livro instigam a refletir sobre as ações educativas em diferentes contextos, extrapolando o cotidiano da sala de aula, promovendo reflexões sobre cinema, biblioteca e uma missão de estudos realizada em Salto no Uruguai, além de permitirem repensar o local, o ordinário, o comum na medida em que promovem diversificar as temáticas, ampliar o olhar para outras realidades, buscar o estrangeiro, no sentido do não cotidiano. Nesse movimento, as práticas educativas se reconfiguram, reinventam e transformam, em prol da formação de um sujeito do conhecimento aberto ao diálogo, tolerante com o diferente e capaz de aprender com as trocas de experiências.